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Ser líder é...
03/05/2013 15:43:15

Quando abordamos o tema liderança, para dar um enfoque científico teríamos que discorrer um número sem fim de páginas, pois o tema é muito abrangente. Se questionarmos os profissionais sobre este quesito, provavelmente todos terão uma percepção mais ou menos apurada sobre liderança, pois de uma forma ou outra, de maneira científica ou empírica, nós sabemos o que é liderança.

Liderar é influenciar e conduzir pessoas nas situações em que é identificado um objetivo claro e definido, que busca os resultados desejados..
Liderança é uma atitude que requer um variado número de habilidades para obter-se efetividade, sendo um conhecimento e não apenas o exercício de autoridade.

Considerando a relativa unanimidade que existe em diferentes estudos sobre as competências básicas de liderança, abaixo se adota uma lista concentrada, balanceada e interdisciplinar.
 
Competências de Liderança

Competências Gerais                                                 Competências Específicas

                          Pessoais &                                  Adotar fundamentos éticos e responsabilidade social.
                  Educacionais                                Aplicar teorias e estratégias de aprendizagem.    
                                                            Valorizar o desenvolvimento das pessoas.

                                                                 Desenvolver relacionamentos e comunicação
Interpessoais                                 Interpessoal.                                  
                              Trabalhar em equipe.
                                   Transitar na diversidade.
 
                                                      Implementar mudanças, criar e inovar.
Organizacionais                                Promover o crescimento organizacional.
                                                                     Conhecer os fundamentos e teorias de liderança.
                                      
                                      Pesquisar e analisar dados.
     Cognitivas                                      Gerir informação e ganhar conhecimentos.
                                                       Solucionar problemas e tomar decisões

 Profissionais                                   Empreender e administrar.                   
                                             Planejar e implementar projetos.
 
Na prática o líder tem o papel de ser um facilitador ajudando seus colaboradores a identificar seus interesses, a compreender o que querem e a lidar com suas qualidades, capitalizando seus pontos fortes. 
No que se refere às pessoas sua atuação deve ser de integrador ajudando pessoas a relacionar metas individuais às exigências do negócio e aos interesses da organização, trabalhando intensamente como articulador  conectando as pessoas com os recursos de que precisam para desenvolver suas atividades, exercendo a interface entre empresa/profissional ou cliente/profissional.

Cabe a este ser um estrategista informando a direção, apontando tendências e auxiliando a equipe a encontrar e manter-se no rumo correto para os resultados. Atuar como orientador de desempenho esclarecendo as expectativas de desempenho esperadas, sugerindo ações e treinamentos específicos para melhoria dos mesmos.

E por fim cabe ao mesmo  delegar, quando falo em capacidade para delegar, devemos entender que a responsabilidade é sempre de quem delegou, e nunca de quem está executando.
Quando o líder delega, este está desenvolvendo seus colaboradores e para isto se deve seguir uma sequencia lógica: dizer o que fazer à mostrar como fazer;  deixar o colaborador tentar fazer à observar o desempenho; e corrigir eventuais falhas à elogiar o progresso do colaborador.

Muitos falam que os líderes tem o “dom” nato, ou seja, já nascem líderes, no entanto nossos estudos e experiências vivenciais e profissionais nos dão a convicção de que liderança é processo.
 
         Desenvolva sua capacidade de liderança e bons negócios a todos!

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