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Investindo no colaborador
17/04/2013 10:45:22

Pensar na satisfação do colaborador é valorizar também o cliente. Sob esta ótica, uma avaliação confirmou que 67% das empresas realizam trabalhos para melhorar o ambiente e entre as que não executam, 26% pretendem implantar a medida.

Toda instituição que se importa com os colaboradores, indiferentemente se é pequena, média ou grande, deve se voltar para esses processos. Precisamos lembrar que são as pessoas que dão os resultados nas empresas. Um colaborador feliz e bem-humorado consegue transmitir sempre algo positivo e construtivo, contrariamente, o mal-humorado emperra a comunicação e pode espantar o cliente. As reclamações mais constantes nas empresas são relacionadas ao ambiente de trabalho ergonomicamente inadequado, à relação entre os colaboradores, à falta de valorização, à ausência de feedback, à diferenciação de tratamento do gestor, à necessidade de melhoria ou o acréscimo de alguns benefícios, a forma de como são tratados quando se cometem erros e a necessidade de treinamento. Quem não souber agir de forma inteligente, simplesmente perde os seus talentos. Pessoas insatisfeitas não permanecem nas empresas, principalmente os bons profissionais.

O principal pilar de uma organização, o clima organizacional deve ser usado para satisfazer as necessidades dos colaboradores e proporcionar um sentimento de bem-estar no ambiente de trabalho. Quando estes desejos não são atendidos, surge um clima desfavorável que gera sentimento de insatisfação e frustação.
Uma instituição que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores deve manter uma atitude proativa para medir e trabalhar o nível de satisfação interno, através de mecanismos regulares e precisos. O desconhecimento do clima organizacional real pode comprometer os esforços da organização. Através de uma pesquisa é possível identificar e mensurar os pontos fortes da empresa e estabelecer o que é necessário melhorar e usar tais resultados como ferramentas de desenvolvimento para os Recursos Humanos. Essa preocupação deve ser meta para qualquer gerente de empresa. Diretores e acionistas precisam pensar nesse estudo e aplicá-lo não como custo, mas como investimento, já que reflete no produto final, saliento que o ideal é que as pesquisas ocorram semestralmente.

A partir dos resultados obtidos na pesquisa, cabe à empresa verificar as solicitações, avaliar as possíveis mudanças e vincular benefícios as metas. No entanto, mais do que negociar as demandas, é essencial comparar o resultado com a avaliação anterior e averiguar a meta do gestor do departamento responsável. É fundamental analisar profundamente os resultados e perceber o que precisa ser trabalhado para melhorar o local de trabalho. Sempre haverá sugestões de melhorias e benefícios a serem implantados. De qualquer forma, tudo que é recebido de forma fácil não é valorizado, tem que ser conquistado pelos colaboradores.

Um bom clima melhora o trabalho em equipe, valoriza a empesa e o empenho dos colaboradores, proporciona um ambiente inovador e estimula a produtividade.
 
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